A história da cerveja e seus benefícios.
- Paty Dias
- 15 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Muito difícil precisar a data exata, mas sabe -se que o homem conhece o processo de fermentação há mais de 10.000 anos e obtinha nessa época, mesmo em pequenas quantidades as primeiras bebidas alcoólicas.
A primeira prova arqueológica referente à produção de cerveja vem da Suméria. Os sumérios teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, assim imagina-se o surgimento de uma forma "primitiva" da cerveja, o famoso "pão líquido". Tudo isto data por volta de 6.000 A.C.

Foi na Idade Média que a cerveja ganhou o sabor característico da que consumimos hoje. Os gauleses passaram a fabricá-la com malte, e os monges descobriram o lúpulo como conservante natural.
Louis Pasteur, cientista francês, descobriu microorganismos responsáveis pela deterioração do produto e que poderiam estar no ar, na água e nos equipamentos. Graças a esse princípio fundamental, limpeza e higiene tornaram-se fundamentais dentro de uma cervejaria. O nome de Louis Pasteur é lembrado através do termo "pasteurização", método pelo qual os microorganismos são inativados através do calor.
No Brasil a cerveja demorou a chegar, impedida pelos portugueses, que temiam perder o mercado de seus famosos vinhos. Somente em 1808, a cerveja foi trazida pela Família Real, de mudança para a nova colônia – apenas porque o Rei não podia ficar sem sua bebida predileta. Com a abertura dos portos às nações amigas, a Inglaterra foi a primeira a introduzir a cerveja na colônia.

A bebida consumida pelos brasileiros era a gengibirra, produzida com farinha de milho, gengibre, casca de limão e água. Em outra versão, a caramuru – mistura de milho, gengibre, açúcar mascavo e água, fermentava durante uma semana. Em 1836 o Jornal do Comércio, do Rio de janeiro, dá a primeira notícia sobre fabricação comercial de cerveja no Brasil.
Segundo pesquisas recentes mostraram que a cerveja pode beneficiar um grande número de pessoas. De curar a insônia, para tratamento de artrite até mesmo o aumento de sua expectativa de vida.
15 BENEFICIOS DA CERVEJA

1- A cerveja deixa mais inteligente
2- A bebida menos calórica e que não dá barriga (é um mito essa história que cerveja dá barriga)
3 - Cerveja hidrata igual água
4 - Coração mais saudável
5 - Estimular o cérebro
6 - Acalma uma dor de estômago
7 - Aumenta os níveis de vitamina
8 - Redução do Risco de Câncer
9 - Menor risco de Diabetes
10- Baixa a pressão arterial
11 - Ossos mais fortes

12 -Cura Artrite Reumatóide
13 - Deixa os rins saudáveis
14 - Aumenta a longevidade

15 - Bom para cabelos crespos (cerveja é um condicionador de cabelo natural. Algumas gotas de cerveja são o suficiente para domar seu cabelo selvagem)

Então, se você é um amante de cerveja, tem um motivo para se alegrar e bora agendar seu horário porque sábado e dia de cerveja para nossos amigos e clientes que estiverem com seus horários devidamente agendados.

Forte Abraço!!!
Flávio Dias
Comments